segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Moção de repúdio à perseguição política sofrida pelo companheiro Brandão

A luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e a serviço do proletariado faz parte da vida daqueles que acreditam que uma outra sociedade, diferente da barbárie imposta pelo capitalismo, é possível.

A educação pública do nosso país sofre ataques sistemáticos pelos governos que tentam colocar em prática os programas neoliberais elaborados pelos organismos que servem ao Imperialismo.

Aqui no Brasil, os Governos Lula/PT e Serra/PSDB tentam a todo momento subordinar a educação pública à cartilha neoliberal. Podemos observar com muita clareza a destruição que o Governo Lula/PT vem causando à Universidade com a implementação de sua Reforma Universitária, de forma fatiada, e, mais recentemente, com o Decreto 6096/07 (REUNI). O Governo Serra/PSDB, em São Paulo, também tentou atacar as Universidades estaduais com seus decretos que feriam a autonomia Universitária.

Em contraposição a esses ataques que estão a serviço do Imperialismo, acompanhamos a organização dos trabalhadores e da juventude, que lutam em todos os níveis de sua existência pela defesa da educação pública e por outro projeto de sociedade. Consideramos de extrema importância a reorganização da classe trabalhadora para enfrentar quaisquer tipos de ataques dos governos que servem à manutenção da ordem capitalista.

Nesse cenário, acompanhamos uma crescente onda de criminalização e perseguição aos movimentos sociais, através de atos de repressão praticados pelos patrões, governos e, no caso das universidades, pelas reitorias comprometidas com o projeto neoliberal. A demissão do companheiro Brandão, militante do Sintusp, é uma clara demonstração desse processo, que procura punir os que lutam e intimidar a organização coletiva dos trabalhadores e da juventude.

Portanto, o Coletivo Marxista manifesta seu repúdio à Reitoria da USP pelo autoritarismo cometido ao demitir arbitrariamente o companheiro Brandão! Registramos aqui nossa solidariedade de classe ao companheiro e conclamamos todos os trabalhadores e a juventude desse país para somarmos forças nessa luta!

Nenhum comentário: