terça-feira, 9 de julho de 2013

11 de julho: paralisações, greves e mobilizações para construção pela base da GREVE GERAL!









As intensas mobilizações que se alastram pelo Brasil deixaram claro que com luta e organização coletiva é possível conquistar avanços no combate à vergonhosa opressão da grande maioria da população por um punhado de ricos e poderosos. As lutas contra o aumento das tarifas libertaram gritos reprimidos que pedem o fim da exploração, da humilhação e da brutal violência contra os trabalhadores e a juventude brasileira. As diversas reivindicações revelam a insatisfação geral com a implementação das políticas neoliberais de arrocho, privatização e retirada de direitos implantadas pelo governo Dilma/PT e seus aliados, que deram sequência ao projeto implementado nos anos de governo da direita tradicional brasileira. E na dinâmica acelerada das lutas se impõe, já, como imprescindível, a tarefa maior de entrada da classe trabalhadora de forma organizada no combate contra os meganegócios que transformaram o Brasil num dos importantes centros de realização dos lucros do capital.

Neste cenário, o Coletivo Marxista saúda o protagonismo da classe trabalhadora que vem para as ruas organizada em seus sindicatos, partidos, associações de bairros e favelas. Estamos nas ruas lutando por políticas públicas e em contraposição à farra imobiliária promovida pelos megaeventos e a vergonhosa repressão do Estado e da polícia militarizada e seus braços paramilitares.

Construir o dia 11 de julho se impõe como a tarefa para o desafio maior que é  a de preparação e construção de uma greve geral, caminho indispensável para o avanço das lutas e mobilizações.E, sabemos, que greve geral só é vitoriosa se enraizada nas categorias e construída pela base através das reivindicações específicas que, uma vez unificadas, colocarão a luta num patamar superior. E isto exige muito mais do uma convocação pelas centrais sindicais a partir de acordos superestruturais.

11 de julho será um dia de greves, paralisações e lutas que exigirá de nós o grande desafio de demonstrar quem são aqueles realmente empenhados em mudar esta injusta ordem social. Sabemos que a convocação superestrutural e em conjunto com as centrais sindicais pelegas e governistas traz uma série de contradições. A CUT atua, fundamentalmente, para impor a pauta governista e tentar desviar as reivindicações concretas para a saída desmobilizante da Reforma Política proposta por Dilma. E o conjunto das centrais pelegas (Força Sindical, UGT, NTSC, CTB, CGTB), não identificadas com as demandas e lutas concretas dos trabalhadores e suas categorias, não têm qualquer interesse em alavancar uma luta independente que se choque com os interesses dos grandes empresários e governos que atuam em seu favor.  De nosso ponto de vista, a postura do setor majoritário da CSP-Conlutas, central que reivindicamos, é negativa no sentido de tratar como espaço prioritário e detonador do dia de lutas o chamado “Espaço Unidade de Ação”, que compõe com as centrais pelegas, e convocar prioritariamente o dia 11 por essa superestrutura e não associada ao (re)nascente movimento de massas brasileiro.

É, portanto, nosso dever construir um bloco classista, junto à CSP-Conlutas e demais setores da esquerda anti-governista, e gritar nossas palavras de ordem, que nos diferenciem daqueles que defendem o Governo Dilma e todos os seus aliados. Mais do que isso, precisamos ser capazes de associar a luta da classe trabalhadora organizada e seus organismos às dinâmicas e processos políticos produzidos pelo ascenso, unificando as pautas e a organização independente do conjunto dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos e explorados rumo a uma organização pela base que seja capaz de expressar as reais insatisfações desse segmentos e lutar com independência e autonomia por suas reivindicações.

O Coletivo Marxista, presente nas lutas pela construção de uma sociedade sem classes e igualitária, estará nas ruas engrossando a fileira daqueles que exigem e constroem um dia de luta combativo, diferenciado e em oposição às centrais sindicais pelegas. Será preciso apresentar uma pauta combativa para mostrar claramente quem são aqueles que carregam as bandeiras de mudanças e quem está nas ruas cumprindo, mais uma vez, o papel de frear as revindicações e lutas da classe trabalhadora e da juventude.

Nas ruas, nas praças, nas fábricas e favelas, empunharemos as bandeiras que exigem uma radical transformação social:

Contra a privatização da saúde e da educação pública! 10% do PIB para educação pública, fora OSs e OSCIPS e pelo financiamento pleno do SUS.

Pela estatização do transporte urbano com tarifa zero!

Contra os leilões do petróleo!

Contra a realização de megaeventos e pelo fim da vergonhosa privatização do Maracanã!

Contra as remoções e criminalização dos movimentos sociais e ativistas políticos.

Pela imediata libertação dos manifestantes presos!

Um comentário:

Unknown disse...

Vai acontecer mesmo a paralisação amanhã?